Ser Mãe não é facil. Ser Mãe é dificil.
(cada ano que passa compreendo melhor a minha, incrível o que aquela mulher sabe!)
Não há melhores nem piores mães, não acredito nisso, acredito que cada mãe Ama o seu filho à sua maneira e tem a sua forma de o demonstrar. Ser mãe é ter comportamentos bipolares, é dizer que sim e não há mesma pergunta num espaço de 5 minutos…
Mãe = empregada doméstica
“Mãe, posso brincar com as tintas?”
“Agora não, daqui a pouco vamos sair de casa..”
“Mas mamááá eu quero brincar agora com as aguarelas.”
“Já disse que não.”
“ Vá lá, eu QUERO, EU QUERO, EU QUEROOOOOOO”
“ Não. Nem vale começares a chorar. Vamos sair de casa já já e não há necessidade de desarrumares..(gosto particularmente do “nem vale a pena”)
“ Vá lá, mas porque??? eu querooooo… “(birra)
“OK vai lá brincar, mas não desarrumes muito.”
Fácil o filho dar a volta à sua mãe... por isso digo que uma Mãe tem atitudes bipolares. Escusado dizer que a confusão já estava instalada, já havia pinturas por todo o lado, teve que mudar de roupa porque até essa já estava cheia de pingos de tinta.
Sabem o que uma Mãe sente nesse momento? Arrependimento, mas porque disse que SIM?? Não podemos culpá-los, como fazemos muitas vezes, porque eles tem a resposta certa e sabida Eu não desarrumei só pintei um bocadinho, a tinta é que caiu e pintou-me, e pintou o chão...não tive culpa.. Como vamos contrariar estas objecções?
Mãe = psicóloga
Tentar explicar a um filho o porquê de determinadas atitudes e comportamentos de certas crianças não é fácil.
No parque.
“Mamááááá, aquela menina crescida disse que era feia e que não sabia andar tão alto quanto ela no baloiço”
O que uma Mãe imagina fazer – perguntar àquela criança em tom irónico e maldoso se “não tem espelhos em casa, porque feia é ela” o que realmente dizemos:
“Filha deixa para lá, ignora e já andas muito alto daqui a nada estás a tocar nas nuvens.”
Mãe = enfermeira.
Eu sou enfermeira dia sim dia sim, a Matilde tem a capacidade de se magoar todos os dias, as pernas estão cinzentas de tantas escoriações, até ela já aprendeu a colocar a pomadinha, a pomada chama-se Arnica, e é a melhor amiga da Matilde.
Mãe= equilibrista.
É impressionante a capacidade que uma Mãe tem para equilibrar as coisas e de o fazer ao mesmo tempo. Uma Mãe consegue estar a preparar o jantar, a arrumar a roupa, a preparar a água do banho, a falar ao telemóvel, ver a novela e ainda brincar com o filho. Já o Pai… esse ajuda, mas uma coisa de cada vez. As Mulheres são seres multifacetados, que ninguém duvide disso.
Mãe = professora e educadora.
Educar para a vida. É o papel mais difícil para uma Mãe. Não é fácil explicar o que o mundo lá fora reserva, que o mundo lá fora não é como os filmes encantados da Disney, que os “bons” nem sempre vencem, mas que devemos ter princípios dignos e ser fiéis a esses.
Ser Mãe é ter a melhor profissão do Mundo, é aquela em que podemos acompanhar um ser frágil e pequenino a tornar-se num adulto forte e corajoso, é a profissão sem renumeração mas que nos enche a alma e o coração de milhões, não de euros, mas de Amor e Felicidade.
No ano passado escrevi o seguinte no facebook “ Desejo um Feliz Dia da Mãe, para a Melhor Mãe do mundo, a minha, e para a segunda Melhor Mãe do Mundo a Mãe da Minha Filha.” Posso não ser a melhor à vista dos outros, mas sou, com toda a certeza, a Melhor para a minha filha.